quinta-feira, 7 de julho de 2011

IBIÚNA VOLTA AO CENÁRIO DA MÚSICA INSTRUMENTAL REGIONAL COM O MAPA CULTURAL PAULISTA

Uma vez mais, nossa cidade será representada no segmento de música instrumental na fase regional do Mapa Cultural Paulista. O representante ibiunense será um dos vencedores da edição de 2009/2010, Marcos Xavier.

No dia 03/07, domingo, o músico se apresentou no evento da fase municipal no Auditório Municipal “Rui Barbosa” encantando o público e o júri presente.

“O fato de poder levar a música clássica e também a popular de um período que foi um dos mais ricos para o violão brasileiro, representado por Dilermando Reis, é uma possibilidade que realmente permite revalorizar o violão que é um instrumento tão popular e tão completo dentro de suas possibilidades.

O violão sempre me encantou por ser um instrumento que se acompanha e um dos mais ricos em possibilidades interpretativas, onde em suas cordas sem efeito algum, sem qualquer tipo de “maquiagem”, pode ser tão “mágico”, de fato. Algumas das canções que comecei a tocar com 14, 15 anos ainda me acompanham, o que não acontece por exemplo, com a guitarra que toquei por um breve período. Na verdade, a ausência de efeitos, faz com que o que se toca no violão seja talvez uma relação musical mais duradoura e relevante.

A relação com o instrumento se aprofundou quando conheci Roberto Rezende, vencedor de dois concursos mundiais de violão clássico, que foi quem me proporcionou o direcionamento técnico onde possibilitou a execução de obras tais como as apresentadas nas duas edições do Mapa Cultural Paulista.” – nos contou Marcos Xavier.

Para a fase regional do Mapa, o músico ibiunense apresentará o seguinte repertório: “Xodó da Baiana” de Dilermando Reis, “Barcarola” de Augustin Barrios e “Astúrias” de Isaac Albeniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário